iconeI.jpg
detective.png

Bibliografia

Sherlock Holmes. The Unauthorized Biography

     Nick Rennison. Grove Press, New York, 2005.

     Formato: Kindle.

     Escrito como se fosse a biografia de uma pessoa real, o autor cria todos os fatos desconhecidos sobre a infância, o Grande Hiato e a aposentadoria de SH até a sua morte. Baseado fortemente nas poucas evidências deixadas por Conan Doyle e em entrevistas com o autor, boa parte da escrita é especulativa. O autor estabelece o envolvimento de Holmes nos principais crimes reais daquele período, incluindo Jack, o Estripador. Também estabelece que Arthur Conan Doyle seria o agente do Dr. Watson.

     Principais fatos destacados: Nascimento em 17 junho de 1854. Nome: William Sherlock Holmes, filho de William Scott Holmes, neto de Sheridan Holmes e Marie-Claude Verne. Duas tias por parte do pai: Maria e Emily. Mãe: Violet Mycroft, morta em 23 de agosto de 1861. Mycroft nasceu 7 anos antes de Sherlock, em 1847. Sherlock estudou na Harrow e em Cambridge (Sidney Sussex College, Natural Sciences), mas nunca completou os estudos na faculdade. Ao se aposentar e ir morar em Sussex Downs, continua trabalhando para a polícia e para o governo. Trabalhou secretamente para o MI5 e MI6 durante a Primeira Guerra Mundial. Morre em 23 de junho de 1929, aos 75 anos.

Sherlock Holmes of Baker Street. A Life of The World´s First Consulting Detective.

     William S. Baring-Gould. Calabash Press, Canada, 1962.

     Formato: Kindle.

     Da mesma forma que o a "biografia não autorizada" de SH, este livro também retrata o detetive como uma pessoa real, recriando a vida de Holmes a partir das pouquíssimas pistas deixadas por Doyle.

     Principais fatos destacados: nascimento em 6 de janeiro de 1854. Nome: William Sherlock Scott Holmes. Pais: Siger Holmes, Soberano de Mycroft, e Violet Holmes Sherrinford. Terceiro filho, nascido na propriedade Mycroft, em North Riding, Yorkshire. Siger e Violet casaram em 1844. O primeiro filho foi Sherrinford Holmes (1845) e o segundo, Mycroft Holmes (1847). Teriam vivido na França e vários outros países durante a infância de Holmes, praticamente como ciganos. Teria uma saúde delicada, por isso não conseguiu ter uma educação formal até alcançar a universidade. Teve como tutor o Professor Moriarty durante o ano de 1872. Sherrinford e Mycroft foram para Oxford e Sherlock seguiu seus passos. Lá, ele resolve o seu primeiro caso (The Gloria Scott) e, então, abandona Oxford e vai para Cambridge. Após sair da universidade, sem conseguir se formar, entra em uma companhia de teatro e se apresenta nos EUA. Retorna para Londres e vai para Baker Street. Enfrenta Jack, o Estripador, se aposenta e vai morar em Sussex Dows, continua trabalhando em poucos casos e falece em 6 de janeiro de 1957, aos 113 anos. 

The Elementary Sherlock Holmes. Things You Didn´t Know About Literature´s Greatest Detective.

     Portico. Pavilion Books Company Ltda, Inglaterra, 2014.

     Formato: Kindle.

     Coletânea de fatos pitorescos sobre a obra canônica e as inúmeras interpretações - teatro, cinema, televisão - no formato de gráficos, histogramas de ilustrações. Como ponto positivo, a apresentação de vários dados sobre Holmes no formato de coleções, o que facilita a consulta. 

The Sherlock Holmes Book

     David Stuart Davies & Outros. Penguin Random House, Inglaterra, 2015.

     Formato: Físico.

     Livro ricamente ilustrado, apresenta uma análise completa de cada conto e romance canônico de SH, o que ocupa boa parte do livro. A história de Conan Doyle é apresentada, suas inspirações e cronograma de publicações na Europa e Estados Unidos. Apresenta fotos e reproduções das primeiras tiragens de cada conto publicado. O último tomo é reservado ao mundo sherlockiano, discutindo adaptações para outras mídias, romances e contos famosos com SH, além de escritores inspirados em suas obras. É uma obra de referência bastante completa.